Você sabia que é possível otimizar sua declaração do Imposto de Renda e ainda planejar seu futuro financeiro através de planos de previdência?
Sim, isso é possível através de aportes em planos PGBL para aqueles participantes que utilizam o modelo completo de Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, podendo deduzir as contribuições do respectivo exercício, no limite máximo de 12% de sua renda bruta anual tributável.
Além do fiscal, os planos de previdência contam com vários outros benefícios, como sucessão patrimonial. Em muitas situações, os recursos aplicados nesses planos não entram no inventário, facilitando a transferência de patrimônio para seus beneficiários de forma mais rápida e menos onerosa.
Investir em previdência também pode ser uma excelente forma para complemento de aposentadoria, pois com a reforma da previdência e as mudanças nas regras do INSS, contar apenas com a previdência pública pode não ser suficiente para manter seu padrão de vida.
Os planos de previdência não possuem come-cotas. Diferente de outros fundos de investimento, eles não sofrem a incidência do come-cotas, que é a antecipação do imposto de renda semestralmente, aumentando o capital investido ao longo do tempo.
Possuem também flexibilidade única, diversificando assim sua carteira de investimentos, permitindo a troca de fundos de acordo com as necessidades da sua carteira sem a necessidade de pagar impostos sobre o ganho de capital no momento da troca.
Aproveite que ainda dá tempo de garantir o benefício para seus rendimentos de 2024 e garanta o abatimento já em sua próxima declaração de imposto de renda.
Entre em contato com nossa equipe de assessores para entender como os planos de previdência podem se encaixar na sua estratégia financeira e ajudar a alcançar seus objetivos de longo prazo.
disclaimer: “Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).”.